Mensagem Reflexiva e Educadora
Quando o Criador fez todas as coisas, assentou-se, e, olhando tudo que havia criado, refletiu que tudo era "muito" bom. Gn. 1. 31a.
Visão
A frase "e acabando de criar todas as coisas, o Criador viu que tudo era muito bom", significa que, após ter criado o céu, a terra, o mar, as plantas, os animais e o ser humano, contemplou a sua obra e reconheceu a beleza e a perfeição da sua criação.
Elaboração Contexto:
Esta frase é o ponto culminante do relato da criação bíblica, que descreve a criação do universo e de tudo o que nele existe.
Significado:
A frase indica que o Criador não apenas criou, mas também se satisfaz com o que criou, reconhecendo a sua beleza, e junto, a harmonia.
Ponto Importância:
Essa declaração do Criador é um ponto central do cristianismo, de outras religiões, e não religiosos, que enfatizam a bondade e a perfeição da criação. Porém, é de ser em especial, de cada ser humano, que precisa ver, contemplar e refletir, que em si, ser humano, é onde o criador impõe o seu poder maior, sendo de sua imagem e de seu assemelhar em uma irrevogável e incontestável pureza de amar.
Reflexão:
Essa frase nos convida a refletir sobre a beleza da natureza, sobre a importância de cuidar da criação e sobre o valor da vida. Pois tudo o que existe foi feito pelo Criador, com inimaginável e indizível forma de amar.
Exemplo:
No texto bíblico, o Criador também declara "boa" a luz, a separação entre a luz e as trevas, e a separação entre as águas, mostrando a sua satisfação em cada etapa da criação, ainda que imperceptível por qualquer que se aprofunde e que busque a perceber.
Contexto e Significado Conclusão da Criação:
O versículo marca o fim do processo de criação, onde Deus, após seis dias de trabalho criativo, conclui sua obra e manifesta sua satisfação.
Aprovação:
A frase indica que o Criador não apenas criou, mas também aprovou e reconheceu a beleza e ordem da sua criação.
A Mensagem:
Esta palavra transmite a mensagem de que a criação do Criador é boa, e que Ele a criou com amor, justiça e sabedoria.
Responsabilidade:
A frase também pode ser interpretada como um chamado à responsabilidade humana em relação à natureza. Pois o Criador viu que tudo era bom, e cabe ao homem cuidar e proteger a criação. Em especial os cuidados com os seus iguais.
Em Resumo:
A frase, "e acabando de criar todas as coisas, o Criador viu que tudo era muito bom", é um ponto central no relato da criação, expressando a satisfação e a aprovação de seu Criador com a sua obra; e também, um chamado à responsabilidade humana em relação à sua criação, e quanto as suas ordens por seus limites impostos. Que, além do seu amor indizível e criador, o seu juízo eminente se acende, quanto aos descuidos irresponsáveis, de quem ou quaisquer sejam que assim façam-se.
A frase expressa, qual a satisfação com a sua criação, mostrando que Ele não apenas criou o mundo, mas também o apreciou e aprovou.
O momento marca o fim do processo de criação, onde, após seis dias de trabalho criativo, conclui sua obra e manifesta a sua imponência e sempiterna soberania, amor e justiça.
Iauh te cuide!